domingo, 16 de junho de 2013

PLANO DE AULA/PRODUTOS NOTÁVEIS

PLANO DE AULA
PRODUTOS NOTÁVEIS

TEMA: Produtos Notáveis

CONTEÚDOS:

- Produtos Notáveis;
- Trinômio Quadrado Perfeito;
- Diferença de Dois Quadrados;
- Área e Perímetro de Figuras Planas.

AULAS PREVISTAS: 10 aulas.

SÉRIE/ANO: 7ª série/8º ano.

OBJETIVO:

- Traduzir informações geométricas para a linguagem algébrica;
- Comparar escritas algébricas e reconhecer equivalências entre elas;
- Reconhecer e desenvolver o quadrado da soma de dois termos utilizando estratégias de cálculo algébrico e geométrico;

 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

- H05: Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões);
- H07: Identificar a relação entre as representações algébricas e geométricas de um sistema de equações do 1º grau;
- H12: Realizar operações simples com polinômios;
- H13: Simplificar expressões algébricas que envolvam Produtos Notáveis e fatoração.


ESTRATÉGIAS:

- Manipulação de material concreto;
- Trabalhos individuais e em grupos, jogos, leitura de texto e obras relacionadas ao tema, narrativas, aulas expositivas, vídeo aula, e exercícios de fixação.
- Pesquisas sobre a História da Álgebra, Pitágoras, Tangram e o significado de algo Notável (pesquisa ou narrativa).
- Leituras Sugeridas:
  • ·         Contando a História da Matemática – Volume 2 – Equação: O Idioma da Álgebra. Autor: Oscar Guelli – Editora Ática.
  • ·         A Descoberta da Matemática – “O Código Polinômio” e “Saída pelo Triângulo” – Autora: Luzia Faraco Ramos – Editora Ática.


RECURSOS MATERIAIS:

- Materiais manipuláveis, Caderno do Professor e do Aluno/SEE, livro didático e paradidático, jornais, revistas, sala de multimídia para pesquisas e sociabilização de sites pesquisados e filmes (vídeo aula – Novo Telecurso, Ensino Fundamental aula 71).


AVALIAÇÃO:

  •  Observações sistemáticas do desempenho dos alunos verificando, seus conhecimentos matemáticos, acompanhamento de seus procedimentos e fazendo com que os mesmos possam refletir sobre seus êxitos e dificuldades;            
  • Através das respostas, duvidas e erros;
  • Observações das ações e discussões efetuadas durante as tarefas individuais, em pequenos grupos ou com a sala toda;
  • Analise de provas de tipos variados com respostas discursivas, curtas, abertas ou testes de múltipla escolha;
  • Pesquisas de temas atuais ou problemas relacionados ao cotidiano;
  • Participação no desenvolvimento da aula: resumos, esquemas, caderno de classe;
  • Trabalhos escritos em grupo ou individuais;
  • Exercícios realizados em sala ou em casa;
  • Exposições;
  • Assiduidade e correções.

 RECUPERAÇÃO:

- Contínua;
 - Retomada dos conteúdos de forma diversificada com atividades em grupos colaborativos.


SAIBA MAIS SOBRE PRODUTOS NOTÁVEIS...

1) Análise Histórica e Epistemológica: Produtos Notáveis
Uma preocupação constante dos matemáticos antigos foi fatorar (decompor em fatores multiplicativos) números inteiros. A origem da fatoração e produtos notáveis foi a aplicação dos conceitos de fatoração numérica em polinômios.
Conhecimentos matemáticos são aplicados na interpretação de fenômenos, em diferentes áreas da ciência, nas atividades tecnológicas e cotidianas. O cidadão necessita da capacidade de leitura e interpretação de informações por gráficos ou outras formas de linguagem matemática, de percepção da coerência ou não de uma argumentação, bem como da competência para formular suas próprias ideias de forma consistente, para uma inserção crítica e autônoma na sociedade contemporânea. Dentro deste espírito, espera-se que o candidato demonstre possuir domínio da linguagem básica e compreensão dos conceitos fundamentais da Matemática, tratados no ensino fundamental em situações diversas e relacioná-los entre si e com outras áreas do conhecimento.
História da Álgebra
 Por volta do ano 400 d.C., uma ideia audaciosa de um estudioso de Alexandria começou a mudar toda a história da matemática.
Esse estudioso era Diofante de Alexandria, que viveu de 325 a 409 e seus estudos se basearam no uso de símbolos para facilitar a escrita e os cálculos matemáticos. Os Símbolos criados por Diofante fizeram com que as expressões, até então escritas totalmente com palavras, pudessem ser representadas com abreviações.
Diofante viveu numa época muito tumultuada, presenciando, por exemplo, a queda do Império Romano, e isso, não foi nada bom para a matemática, que teve todo um processo de desenvolvimento interrompido devido ao clima de guerra que se criou e principalmente pela destruição de muitos centros de estudos, fazendo com que a simbologia de Diofante não saísse do estágio inicial.
Só no ano de 650 aproximadamente, com a ascensão do Império Árabe, é que houve uma retomada dos estudos matemáticos.
 De 786 a 809 no reinado do Califa Harun al-Raschid (o mesmo das mil e uma noites) os muçulmanos conquistaram vários territórios, fazendo surgir grandes cidades, centros de comércio e de artesanato. Todas essas atividades comerciais, as viagens marítimas e através do deserto, provocaram um grande desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos.
Em 809, com a morte de al-Raschid, seu filho al-Mamum assumiu o trono e governou até 833.
al-Mamum criou em Bagdá um centro de ensino e contratou os mais brilhantes sábios muçulmanos da época. Entre eles estava Mohamed Ibn Musa al-Khowarizmi, grande matemático que escreveu um livro chamado al-jabr, que significa restauração e refere-se a mudança de termos de um lado para outro de uma equação. Provavelmente o termo Álgebra se originou do título desse livro.
al-Khowarizmi, deu sua contribuição, mas como muitos matemáticos de diversas épocas, não conseguiu expressar as equações totalmente em símbolos. Isso só aconteceu 700 anos depois, quando França e Espanha estavam em guerra, e para evitar que seus planos fossem descobertos pelos inimigos tanto franceses com espanhóis, usavam códigos em suas mensagens. Mas os espanhóis não se deram bem com essa estratégia, pois, sempre que um mensageiro de suas tropas era capturado, os franceses rapidamente descobriam seus planos militares.
 "Os franceses têm um pacto com o diabo" diziam os espanhóis, até o Papa foi chamado para resolver a questão.
O demônio era François Viète um advogado francês, capaz de decifrar os códigos secretos das mensagens espanholas.
Apaixonado por álgebra, François Viète viveu de 1540 até 1603 e passou para a história como o principal responsável pela introdução dos símbolos no mundo da matemática. Por isso, ficou conhecido como o Pai da Álgebra.
Além de Viète, outros matemáticos da mesma época deram suas contribuições para o aperfeiçoamento da álgebra. Entre eles, Robert Record, inglês que criou o símbolo (=) para a expressão (igual a). Esse sinal foi usado foi usado por Thomas Harriot, outro matemático inglês, responsável pela eliminação das poucas palavras que ainda restavam na álgebra de Viète.
A passagem para uma álgebra completamente simbólica foi obra de René Descartes, grande matemático e filósofo francês, que introduziu as seguintes inovações para aperfeiçoar a álgebra de Viète:

1) criou o símbolo (.) para a operação de multiplicação;
2) criou a notação que usamos hoje para os expoentes de uma potenciação:
3) passou a usar as primeiras letras do alfabeto para os coeficentes da incógnita e os termos independentes (se literais) e as últimas letras para representar as incógnitas.

Fonte: www.vestibular1.com.br

2) Os conceitos sobre os produtos notáveis  merecem muita atenção, pois seu uso facilita cálculos, reduz o tempo de resolução e agiliza o aprendizado. O conhecimento dessa ferramenta não implica dizer que não necessitamos saber o desenvolvimento do cálculo proposto, apenas que temos mais caminhos convergentes à solução final.  Utilizamos o termo notável para apontar sua importância, sua notabilidade e sua carência de atenção.
Os gregos, na antiguidade, faziam uso de procedimentos algébricos e geométricos exatamente iguais aos produtos notáveis modernos. É importante destacar que o uso de sua maioria foi atribuído aos pitagóricos e estão registrados na obra de Euclides de Alexandria Elementos na forma de representações geométricas.


3) Ao transpor o produto notável para uma representação gráfica e efetuar o cálculo da área, os alunos conseguem visualizar a origem e o significado de termos como 2ab. "E eles rompem com a ideia de que as letras são expostas de determinada maneira só por convenção de uma regra", diz Andréia Brito, professora de Matemática da EEEFM Carlos Drumond de Andrade, em Presidente Médici, a 412 quilômetros de Porto Velho. Perceba que em nenhum momento é recomendado buscar situações cotidianas para explorar o tema. A exemplo de outros, produtos notáveis é um conteúdo puramente matemático. 


4) Um pouco sobre a  história do TANGRAM
Quando surgiu, de onde veio, quem inventou, são dúvidas que nunca foram esclarecidas sobre esse jogo. Existem inúmeras ledas sobre a história do Tangram. Dentre elas a mais comentada é que: um monge chinês deu uma tarefa a seu discípulo, pediu que ele fosse percorrer o mundo em busca de ver e relatar todas as belezas do mundo, assim deu para ele um quadrado de porcelana e vários outros objetos, para que pudesse registrar o que encontrasse. Muito descuidado deixou a porcelana cair, essa se dividiu em 7 pedaços em forma de quadrado, paralelogramo e triângulo. Com essas peças ele notou que poderia construir todas as maravilhas do mundo.


5) Vídeo Aula: Novo Telecurso/Ensino Fundamental – aula 71




    

Nenhum comentário:

Postar um comentário